quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O meu conceito de velharias

Olá olá!

Isto de gostar de velharias não é para toda a gente. Ou melhor, por vezes é preciso uma "ajudinha" para perceber o potencial da velharia, seja ele um móvel, uma porta, uma janela ou aquele objecto que já só nos lembramos de ver em casa das nossas Avós.

Muitos olham para as velharias como sendo "monos", coisas desinteressantes e sem qualquer utilidade. Eu não me incluo neste grupo. Também não sou uma recolectora compulsiva que leva tudo o que encontra no lixo para casa, mas, confesso, que já encontrei aí coisas bem interessantes.

Quando o meu Marido me acompanha nas feiras ou mercado de velharias, e me apanha parada a olhar para qualquer coisa com cara de "estar noutro lado", costuma perguntar-me: "Diz lá o que é que estás a pensar fazer disso para eu perceber a ideia?"

Há coisas que também não gosto, e quando me refiro a velharias, obviamente não me refiro a antiguidades únicas e valiosas.

Os móveis antigos que gosto de pintar, não são certamente D. Maria ou D. José autênticos. Como peças únicas que são, entendo que devem manter-se intactos e sofrer restaurações muito cuidadosas. Já se forem móveis "estilo ou tipo" D. Maria ou D. José (as imitações dos autênticos), ai não se livram da Chalk Paint!

Depois há aquelas máquinas de escrever (antecessoras destas máquinas de pensar), aqueles telefones de disco, aqueles utensílios de cozinha completamente obsoletos, aquelas latas de bolachas antigas, que podem ter utilidades diversas das que tinham ou servir apenas para atingir aquele calma quando os aprecio sentada no meu sofá.

Tento contudo seguir a seguinte máxima: "Não guardes algo que não uses, nem algo que não gostes de apreciar!"

Assim, quando as coisas deixam de ter utilidade ou quando já não gosto do seu efeito decorativo, tento mentalizar-me que é ora de deixa-la ir e de angariar uma novas que me façam mais feliz.

Desta forma, evito tornar-me na tal recolectora compulsiva como muitas vezes vemos na série "American Pickers" (Canal História), com casas de meter medo, nas quais nem mesmo as peças especiais conseguem destacar.

Agora as imagens do meu ponto de vista:













Até breve!!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário